Cotações

10 de set de 2014

SELEÇÃO DE CARTEIRA DE AÇÕES DO IBOVESPA POR MEIO DO MODELO DE MARKOVITZ


RESUMO

Hoje existem disponível ao investidor do mercado de capitais brasileiro diversas opções de ações, composto por companhias de diferentes setores da economia e porte sendo que cada uma se comporta de acordo com os riscos dos quais estão mais expostas, tais riscos influenciam as oscilações diárias de seus preços de mercado, tornando a seleção destas ações para a formação de uma carteira um grande desafio. Como ferramenta de suporte para esta finalidade, o modelo média-variância de Markowitz (1952) proporciona ao investidor uma melhor visão do nível de risco que a carteira está exposta auxiliando-os a minimiza-lo. Nesse trabalho foi realizada a seleção de uma amostra intencional e não probabilística composta por dez empresas com ações cotadas na bolsa de valores brasileira para compor um portfólio (Ambev SA, BB Seguridade, BM&FBovespa, Companhia de Concessões Rodoviárias - CCR, Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, Gerdau, Itaú Unibanco, Petrobras, Telefônica Brasil - VIVO e Vale SA) no período de 02 de Janeiro de 2014 a 30 de Maio de 2014. E com base em seus históricos de oscilações e com o auxilio de planilhas eletrônicas e da ferramenta solver Microsoft excel, foi utilizado o modelo de Markowitz para minimizar a soma das variâncias desta carteira e estimar a melhor combinação em termos percentuais de cada empresa para compor um portfólio com menor risco.


CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR LENDO


https://drive.google.com/file/d/0B-fC4itToR_2RGJOSlFMMXFRaEU/edit?usp=sharing

2 comentários:

  1. Oi João,
    Estou fazendo minha monografia tem o objetivo de montar uma carteira otimizada e estimar o seu risco, para isso utilizo o método de Markowitz para montar essa carteira e o Value at Risk para avaliar o risco. Verifique que realiza algo semelhante nesse trabalho e o estima através do Solver do excel, e também em outros posts utiliza o Value at Risk. Mas, ao usar o modelo de um trabalho para estimar não estava chegando ao resultado preciso, e ao tentar novamente não consegui de maneira alguma. Teria algum material que pudesse me disponibilizar que mostrasse os passos de uso do Solver e também da estimação do VaR pelo excel?
    Agradeço e fico no aguardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriella..
      Só hj vi seu comentário,, me desculpe, se ainda estiver em duvida,me mande sua monografia pro meu e-mail e explique melhor qual a sua duvida. Também posso te mandar o aquivo em Excel pra vc por e-mail, pra vc tentar trabalhar em cima.
      qualquer coisa: jcsimionato@gmail.com
      Abraços

      Excluir